É obra!
Para este mês, estão agendadas 51 touradas à corda.
35 destas touradas decorrerão no concelho de Angra do Heroísmo e 16 no da Praia da Vitória.
É a prova que esta é uma das tradições mais vincadas da ilha, resistente ao teste do tempo, mas também ao teste que é enfrentar a crise económica que por aqui anda.
Organizar uma tourada é bastante dispendioso, desde o custo dos touros, que pode ser considerável (ainda mais se a tourada tiver a presença de touros puros, o que é muito comum), ao custo das licenças camarárias, dos seguros, dos anuncios obrigatórios, da policia, etc.
E, mesmo assim, cá estão elas...51 num só mês. Impressionante esforço financeiro, que tem o contributo da população em geral.
Admito que se possa pensar que, nestes tempos menos áureos , talvez este dinheiro fosse melhor empregue em outras coisas mais produtivas.
Mas pensar assim, só se não se tiver nascido na Terceira, porque isto está no sangue e todos aqui, quer o digam ou não, sentem orgulho desta pujança tradicional e até mesmo quem não gosta em particular de participar nas touradas, não deixa de admirar o sentimento e a singularidade que elas representam.
Além do mais, as touradas sempre geram algum movimento económico, que não trazendo riqueza externa, ao menos vai rodando o que existe por cá. E dificilmente a crise seria debelada mesmo que se acabassem as touradas.
Touradas da Terceira...ainda bem que elas existem, por nós e para nós...contra todo o tipo de crise.
actualidade(492)
sociedade(145)
cultura(130)
Praia da Vitória(73)
praia da vitória(40)
desporto(37)
religião(8)
história(5)
sondagem(5)
Os meus links
Paulo Santos -Aeromodelismo na Terceira
BLOGS
AGREGADORES