Uma noticia do Diário Insular de ontem relembrou-me da Casa Das Tias de Vitorino Nemésio e da intenção do actual elenco camarário da Praia da Vitória de iniciar as obras de reabilitação da mesma no ultimo trimestre deste ano. Obras que estão orçadas em 350 mil euros.
Esta Casa Das Tias é uma coisa interessante como promessa de obra camarária, pois já foi prometida por variados presidentes e já se quer perder um pouco na memória dos praienses quem teve a primeira ideia de fazer da casa algo de proveitoso para a cidade.
O certo é que já lá à frente foi posta uma estátua de Nemésio (que dizem algumas más-línguas não ser lá muito parecida com o original), na altura junto com um cartaz que prometia um centro cultural.
Pode ser que desta vez arranque alguma obra daquele lugar, mas como já foram muitas as promessas, melhor é esperar para ver.
Para mim a Casa Das Tias, traz-me à memória tempos já quase remotos, em que a Praia era a Vila da Praia, e em que num tempo anterior ao 25 de Abril fiz a primeira e segunda classe (não havia ciclos na altura) naquela casa, que servia de escola primária, apesar de já estar bastante decaída. No lado de fora jogava-se aos berlindes no chão de cantaria, beijava-se a mão ao senhor padre quando este entrava na Igreja do Senhor Santo Cristo e sempre que chegava um morto à Casa dos Mortos, que ficava mesmo à frente, lá íamos nós espreitar com uma curiosidade mórbida. Curiosidade que um dia até nos levou a roubar as laranjas que um pobre coitado que tinha sido apanhado pela queda de um casebre, ainda tinha no bolso quando o levaram para lá...que Deus me perdoe, mas as laranjas eram bem boas.
actualidade(492)
sociedade(145)
cultura(130)
Praia da Vitória(73)
praia da vitória(40)
desporto(37)
religião(8)
história(5)
sondagem(5)
Os meus links
Paulo Santos -Aeromodelismo na Terceira
BLOGS
AGREGADORES