Blog dedicado ao que, subjectivamente, influencie a ilha Terceira.
Sábado, 8 de Abril de 2006
Por falar em multidão...


É sem duvida notável a quantidade de pessoas que acorreu e, vem acorrendo, ao novo espaço comercial e radiofónico da ilha.

Fenómeno que não sendo novo, pois já ocorreu aquando da inauguração da primeira grande superfície que por cá nos apareceu. É, por isso, mais interessante, já que a mais lógica explicação de "novidade", se desvanece, ou pelo menos fica grandemente enfraquecida.

Se não é pela novidade, o que mais pode levar o povo terceirense a acorrer,  em tão grande numero, a algo que não está directamente ligado a uma festa? Já que me parece que nos casos com componente festiva a nossa aparição não necessita de justificação lógica, pois é mais, uma questão genética.

Não me parece que seja pelos "preços baixos". Apesar de os tempos serem difíceis para todos e de um bom negócio ser sempre apetecível , melhor negócio, em tempos difíceis é, não comprar, em vez de comprar algo que não é essencial, por muito barato que seja. Além disso já existem cá há algum as lojas chinesas e apesar de muito concorridas, não têm à porta multidões necessitando escolta policial, e, em matéria de preços baixos...estamos conversados.

Pode-se dizer que comprar nos chineses acarreta um pouco de "envergonhamento" e por isso se faz mais dissimulado. Mas, se repararem poucos parecem admitir que já foram ao novo espaço comercial, ou admitindo, afirmam peremptoriamente que o fizeram numa "altura boa" em que quase ninguém lá estava (além de terem conseguido um negócio tão favorável que não o trocavam pelo primeiro prémio do Euromilhões). Isto porque se o próprio espaço não acarreta o envergonhamento, o facto de se esperar horas para entrar e outras tantas para sair, envergonha qualquer um.

Será que a multidão se pode explicar pela importância do acontecimento? Não me parece. Primeiro, porque seria deprimente, e depois, porque me lembro que uma das criticas populares que se ouvia depois da visita de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, era que aqui na Terceira não tínhamos acorrido em numero suficientemente grandioso ao acontecimento. Critica que foi muito fomentada pelas imagens televisivas da recepção a Sua Santidade na ilha de S. Miguel.

No entanto, nesse menor aparecimento da massa popular aquando da visita papal, pode estar a explicação para a multidão que se gera à volta das inaugurações das superfícies comerciais. Pois, se bem me lembro, na altura sustentava-se que a tão grande propaganda de segurança militarista, que aqui se fez sentir, antes da visita do papa, dando a entender um controle total e quase bélico, não fossemos nós fazer mal ao "homem", tinha de certo modo assustado as pessoas e levado a que muitas ficassem nas bermas da estradas a ver passar o papa, ao invés de acorrer ao encontro que foi fomentado.

Acho que é isso...é tudo uma questão de propaganda. Nós somos muito sugestionáveis.

Por isso resta-me dar um conselho, não ás superfícies comerciais, porque essas de publicidade entendem, mas sim, à Santa Igreja:

Se por ventura tornarmos a ser alvo de uma visita papal, encham as nossas caixinhas de correio, com fotos de Sua Santidade e mapas para o acontecimento, optem por anúncios radiofónicos , que tenham uma vertente de concurso e decorem o lugar do acontecimento com muitas luzinhas cintilantes e parece-me que assim o papa terá uma multidão à sua espera.

Já agora, ajudava também se oferecessem uns bons negócios, tipo umas absolvições sem penitência, um passe para chegar ao Céu sem ir à missa e...é claro, umas varinhas mágicas a um euro cada.


tags:

publicado por a-terceira-ndo às 17:36
link do post | favorito
|

Grupo etnográfico da Riberirinha - A Chamarrita
pesquisar
 
O a-TERCEIRA-ndo pergunta

Considerando a malograda Lei das Precedências, quem acha que é a figura mais importante dos Açores?
Carlos César
Sérgio Ávila
Costa Neves
Berta Cabral
João Ângelo (virtuoso cantor das Velhas)

Vêr resultados
Sondagem grátis
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Contacto
Sugira/Comente
posts recentes

Em Pleno Século XXI

IV Triatlo de Angra do He...

Programa Provisório Das F...

Perdida a Esperança

Na Terra Do Jardim

Destaque no Sapo

A Polémica Da Escola

A Virtude Das Pequenas Ob...

A Grande Obra Vem Aí

A Igreja Na Sacristia

arquivos
tags

actualidade(492)

sociedade(145)

cultura(130)

Praia da Vitória(73)

Angra do Heroísmo(72)

angra do heroísmo(55)

praia da vitória(40)

desporto(37)

religião(8)

algo de bom/algo de mau(6)

história(5)

personalidades(5)

sondagem(5)

angra do heroísmo.(1)

lugares da terceira(1)

praia da victória(1)

praia da vitóra(1)

todas as tags

links
* Selo *
(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o código no teu blog)
Click for Angra Do Heroismo, Azores Forecast
subscrever feeds