Blog dedicado ao que, subjectivamente, influencie a ilha Terceira.
Sábado, 7 de Julho de 2007
A Polémica Da Escola

A nova escola da Praia, que vai permitir fechar várias outras escolas da cidade, consolidando o ensino básico da cidade numa só infra-estrutura , já deu bastante polémica e fez correr alguma tinta.

Na minha opinião acho que, por muito boa que seja a nova escola e tenho certeza que o é, existem algumas coisas que deveriam ser mais valiosas.

É certo que a tendência nacional é para a consolidação, do ensino e da saúde, de modo a conseguir um melhor aproveitamento dos recursos financeiros, mas acho sinceramente que isso é um conceito verdadeiramente perigoso para se aplicar aqui na Região.

O nosso conceito de distância é diferente, os nossos valores sociais também o são.

Por muito que uma nova escola permita ter grandes ginásios e os últimos equipamentos multimédia, não tem o que uma escola mais modesta mas mais próxima tem. Numa escola mais perto, os pais, os irmãos e os avós levam e trazem os miúdos a pé, vão buscá-los ao almoço, criando assim variados laços entre os familiares e vizinhos. Se a criança sai da escola alguém conhecido vê, se algo acontece de inesperado, a criança tem o conforto do ambiente do seu meio.

Não acho que seremos melhores no futuro, por darmos mais técnicas aos alunos, pois acho que importante mesmo é dar-lhes uma consciência de valores familiares e sociais e não duvido, que quanto mais longe a criança estiver do seu ambiente familiar e social, mais difícil será aprender esses valores.



publicado por a-terceira-ndo às 09:00
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De Joao B. a 9 de Julho de 2007 às 11:43
Enfim... é o nosso país.. passa no meu blog e comenta ok'?... abraço!


De paisagemviva2 a 9 de Julho de 2007 às 13:50
Concordo na integra!!!!!
Centralizar... centralizar...
Mas só pensam nos objectivos do governo:
- Poupar no que lhes convém!!!! Naquilo que só faz falta ao povo. Não pensam nos interesses das crianças sequer. Na segurança infantil.
A maior parte das vezes esta centralização nem sequer significa que o serviço oferecido vai ter mais qualidade!
Paisagemviva


De Ana a 10 de Julho de 2007 às 11:18
Olá! Peço desculpa por comentar sobre algo que nada tem a ver com o conteúdo deste post, mas queria comunicar algo:

Estou a fazer uma espécie de Estudo do Mercado, para determinar a adesão da comunidade de bloggers da Sapo à criação de templates personalizados.pois ocorreu-me que talvez fosse engraçado existirem templates personalizados (ao gosto do utilizador) para os blogs da Sapo, pelo que elaborei um pequeno inquérito, ao qual gostaria que respondesses (demora apenas 10 a 15 segundos). Por favor, é muito importante para mim que o faças, não perderás quase tempo algum, e não pagarás nada é claro!!

O preço varia entre a euros, conforme as características:

Se qiuiseres ajudar-me nesta pesquisa (por favor, SIM!), copia o seguinte endereço e cola na janela do teu browser: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=751542

Obrigada! (Se puderes divulga sff.)


De Eu é que sou o Manel Alegre a 11 de Julho de 2007 às 20:39
Post aberto ao sr secretario

Em 2007, dois mandatos após, numa altura em que a população escolar diminui, planeia-se construir mais salas e mais escolas. Hoje inaugura-se a Escola de S. Carlos, amanhã a Escola de S. Sebastião. No futuro, arranjar-se-á mais fitas para cortar.
Como criar uma sociedade baseada no conhecimento?
Da maneira que sabemos, despejando dinheiro em betão. Gastando mais dinheiro em edifícios e remodelações tontas.
Pois, os governantes devem mostrar que estão atentos, que fazem qualquer coisa, que estão interessados em melhorar a educação. De que maneira?
Arranjando uns bodes expiatórios e aumentando a burocracia. São planos de recuperação, são planos de prevenção do insucesso escolar, são planos de prevenção do abandono escolar, são planos individuais, são projectos curriculares de turma, relatórios analíticos e prospectivos e para o ano há-de se inventar mais qualquer planex. Tudo num curto espaço temporal.
Reflectir, avaliar o ir à raiz dos problemas? Isso não.
Isso não! Porque se calhar ainda se avalia o chefe.
As PASES de Matemática num curto espaço de tempo, apenas um ano, não são comparáveis porque se mudou a estrutura. Só se há mesmo interesse em não comparar.
Não se ouve a associação de professores de Matemática, nem se lê as resmas de diagnósticos e conselhos produzidos.
Como é possível que, após a aplicação do plano de emergência para a Matemática, os resultados sejam ainda piores? Já agora haverá mais um planex de emergência para o próprio plano de emergência?
Chegou a altura de cada um assumir as suas responsabilidades perante o mau desempenho do sistema de ensino. E quem chefia, quem orienta políticas, à tanto tempo, não pode se esconder mais.
Precisa-se de competência, sr secretário.


Comentar post

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Contacto
Sugira/Comente
posts recentes

Em Pleno Século XXI

IV Triatlo de Angra do He...

Programa Provisório Das F...

Perdida a Esperança

Na Terra Do Jardim

Destaque no Sapo

A Polémica Da Escola

A Virtude Das Pequenas Ob...

A Grande Obra Vem Aí

A Igreja Na Sacristia

arquivos
tags

actualidade(492)

sociedade(145)

cultura(130)

Praia da Vitória(73)

Angra do Heroísmo(72)

angra do heroísmo(55)

praia da vitória(40)

desporto(37)

religião(8)

algo de bom/algo de mau(6)

história(5)

personalidades(5)

sondagem(5)

angra do heroísmo.(1)

lugares da terceira(1)

praia da victória(1)

praia da vitóra(1)

todas as tags

links
subscrever feeds