Blog dedicado ao que, subjectivamente, influencie a ilha Terceira.
Terça-feira, 3 de Abril de 2007
O Modelo e o Queijo

Primeiro quero esclarecer que, para mim, o queijo de S. Jorge é o produto de excelência dos Açores. Isto sem desprimor para os outros produtos indígenas à Região, que também têm muita qualidade, na sua maioria, mas a minha relação com o queijo de S. Jorge é especial. Poucos prazeres gastronómicos se comparam à prova de um bom vinho tinto acompanhado de um naco deste queijo.

Assim sendo reparo sempre nas datas de embalagem do queijo pois não é conveniente degustar o produto já ressequido ou com sabor a frigorifico.

A primeira coisa que reparei nesta fatia de queijo do Topo, que se encontrava ontem na prateleira do Modelo na Praia da Vitória, foi que alguém lhe tinha arrancado a etiqueta do mercado, ou pelo menos tentado arrancar, já que deixaram um cantinho.

Depois, aprecio melhor o produto e vejo que afinal há uma etiqueta no lado de trás. Uma não, duas.

Da curiosidade, passo à inspecção e noto que a etiqueta que primeiro tinha sido colocada era da Lactaçores e ostenta uma data de embalagem de 22.01.07 aconselhando o consumo até 19.09.07 (estas embalagens de vácuo mantêm as propriedades do queijo por muito mais tempo, mas mesmo assim não se comparam ao queijo que se comprava na venda do Sr. Norberto, cortado na hora...Ah, saudades).

Proseguindo a investigação, vejo que a etiqueta superior é do Modelo Praia da Vitória e ostenta a data de embalagem de 02.04.07. Esta não tinha o "consumir até", valha-nos Deus.

Sendo que praticamente todas as embalagens de fatias de queijo de S. Jorge que se encontravam na mesma prateleira, ostentavam a data de embalagem (do Modelo) de 02.04.07 tendo-lhes sido retirada outra etiqueta mais antiga, cheguei à conclusão que ouve mudança de preço.

Tudo bem. Estão no seu direito de mudar o preço do produto (isto com os combustíveis a aumentar é difícil manter os preços das fatias já cortadas de queijo). Mas alto lá senhores do Modelo! Desde quando é que data de embalagem quer dizer o mesmo que data de etiquetagem.

Então um consumidor menos atento pega naquilo vê 02.04.07 e sai todo contente julgando que leva consigo uma fatia de queijo fresquíssima .

Isto é mau para o queijo, que não merece este tratamento, é mau para o consumidor em geral, que merece mais respeito, é mau para o empregado do modelo, que tem que estar a rapar aquelas etiquetas cheias de cola e difíceis de sair e, acima de tudo...é muito mau para mim, que tive que comprar a fatia de queijo embalada a 22.01.07 para lhe tirar as fotos, senão ninguém acreditava.

Acho que depois deste post tentando defender a pureza do nobre queijo de S. Jorge o mínimo que a Lactaçores devia fazer era oferecer-me um queijo, ou pelo menos uma fatia fresquinha.



publicado por a-terceira-ndo às 09:00
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De artesã a 3 de Abril de 2007 às 22:56
Pois, isto é um exemplo do que se passa nos hipermercados de cá, o que era preciso era haver concorrência a sério...


De João Rocha a 4 de Abril de 2007 às 20:59
Viva,

Essa etiqueta foi um descuido, nos hipermecados Modelo o queijo ao chegar ao fim da data de consumo é novamente limpo embalado e etiquetado com nova data.
Isto é feito com outros produtos tambem.
Nestes casos em que pretende um produto fresco peça um conselho ao funcionária daquela secção.

Cumprimentos.


Comentar post

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Contacto
Sugira/Comente
posts recentes

Em Pleno Século XXI

IV Triatlo de Angra do He...

Programa Provisório Das F...

Perdida a Esperança

Na Terra Do Jardim

Destaque no Sapo

A Polémica Da Escola

A Virtude Das Pequenas Ob...

A Grande Obra Vem Aí

A Igreja Na Sacristia

arquivos
tags

actualidade(492)

sociedade(145)

cultura(130)

Praia da Vitória(73)

Angra do Heroísmo(72)

angra do heroísmo(55)

praia da vitória(40)

desporto(37)

religião(8)

algo de bom/algo de mau(6)

história(5)

personalidades(5)

sondagem(5)

angra do heroísmo.(1)

lugares da terceira(1)

praia da victória(1)

praia da vitóra(1)

todas as tags

links
subscrever feeds